10 Maneiras REAIS de Como Ganhar Dinheiro no YouTube

Com o poder que a internet vem alcançando, em especial as redes sociais e os vídeos, quem não gostaria de saber como ganhar dinheiro no YouTube, gerando uma renda extra nas horas vagas, podendo até mesmo criar um negócio e trabalhar em casa?

Mas você sabia que mais de 90% das pessoas que criam seu canal no YouTube com o intuito de ganhar dinheiro na internet fracassam?

Elas não fazem ideia com quem estão falando, qual tipo de conteúdo realmente interessa a esse público, quais são todas as formas possíveis de rentabilizar o seu canal e, dentre todas elas, quais são realmente as mais indicadas para o projeto delas.

Estão sem norte, sem direção. E sem saber para onde queremos ir e quais são as regras do jogo, tudo isso não passa de uma loteria.

Para te ajudar nessa jornada, separei a seguir algumas maneiras de como ganhar dinheiro no YouTube. Reunindo algumas delas, certamente conseguirá ter ótimos resultados.

Como Ganhar Dinheiro no YouTube

Todas as ideias citadas abaixo são totalmente viáveis e estão sendo utilizadas por diversos criadores como modo de rentabilizar seus canais. Mas isso não significa que a gente precise utilizar todas elas ao mesmo tempo para começar a ganhar dinheiro na internet.

Caso você já tenha algum conhecimento do assunto ou já tenha uma ideia de como ganhar dinheiro no Facebook, por exemplo, provavelmente estará familiarizado com algumas das opções que vai encontrar aqui. Tudo que temos que fazer é adaptar para essa outra ferramenta, e qualquer outra ferramenta que a gente deseje utilizar.

Se você está começando, algumas podem ser mais indicadas para esse momento. Enquanto outras talvez sejam melhores para quando você estiver ganhando mais musculatura.

Anúncios do YouTube

Anúncio Interno no YouTube com Google AdSense

Apesar de muitos se incomodarem com os anúncios, aprender como ganhar dinheiro na internet no YouTube sem eles pode ser muito mais trabalhoso e demorado.

O anúncio é uma das principais, e mais fáceis, formas de ganhar dinheiro no YouTube. Também é através dessa publicidade que o próprio YouTube fatura, e reparte uma parte dessa receita com a gente – os criadores de conteúdos.

Existem cinco tipos de anúncios possíveis no YouTube, e ganhamos com cada um deles, mas a exibição varia conforme a plataforma. Três deles são CPC, ou seja, recebemos por clique, e dois são CPM, e recebemos por cada mil visualizações.

Vamos ver abaixo os formatos de publicidade no YouTube, a plataforma exibida e como recebemos por cada um deles:

 

Formatos de Publicidade no YouTube

Como Ganhar Dinheiro no YouTube - Formatos de Publicidade

Anúncios Gráficos (Display Ads)

Posicionamento: À direita do player, logo acima da lista de sugestões de vídeos.
Plataforma: Computador
Como ganhamos: por cliques (CPC)

 

Anúncios de Sobreposição (Overlay Ads)

Posicionamento: são semitransparentes e exibidos nos 20% da parte inferior do player.
Plataforma: Computador
Como ganhamos: por cliques (CPC)

 

Anúncios em Vídeo Puláveis (Skippable Video Ads)

(Também chamado de Anúncio TrueView In-Stream (TrueView In-Stream Ad))

Posicionamento: player inteiro – antes, durante ou depois do vídeo -, e pode ser pulado após 5 segundos de espera.
Plataforma: Computador, dispositivos móveis, TV e console de jogos.
Como ganhamos: a cada mil visualizações (CPM), desde que seja assistido pelo menos 30 segundos (ou o anúncio inteiro, caso este tenha menos que 30 segundos de duração total)
Outras informações: Costumam gerar uma receita maior, porém possuem uma taxa de abandono também maior, o que faz com que nossos vídeos tenham menos visualizações.

 

Anúncios em Vídeo Impossíveis de Pular e Anúncios em Vídeo Longos Impossíveis de Pular (Non-skippable Video Ads e Long, Non-skippable Video Ads)

Posicionamento: player inteiro, antes do vídeo, e deve ser assistido inteiro para que o espectador consiga assistir ao vídeo.
Plataforma: Computador e dispositivos móveis.
Como ganhamos: a cada mil visualizações (CPM), desde que seja assistido pelo menos 30 segundos (ou o anúncio inteiro, caso este tenha menos que 30 segundos de duração total)
Outras informações: os vídeos curtos possuem de 15 a 20 segundos de duração, enquanto os longos podem chegar até 30 segundos de duração. Também geram uma receita maior, mas possuem uma taxa de abandono também maior.

 

Cartões Patrocinados (Sponsored Cards)

Posicionamento: lateral e canto superior direito do player
Plataforma: Computador e dispositivos móveis
Como ganhamos: por cliques (CPC)

Fonte: YouTube

Cada tipo de anúncio tem suas particularidades, seus prós e contras. E cabe a nós analisarmos os dados e ver qual o melhor momento para utilizar ou interromper o uso de algum deles.

Lembre-se também de que não somos obrigados a utilizar todos ao mesmo tempo.

Como dito, alguns tipos rendem mais, mas diminuem o número de visualizações. E é importante manter um equilíbrio.

Não adianta querermos manter esse tipo de anúncio a todo custo só por pagarem mais, se as pessoas estão desistindo antes do fim do anúncio. Não seremos pagos e sequer nossos vídeos serão assistidos. Por isso é muito importante saber analisar os dados e as estratégias.

 

Quanto o YouTube Paga Por Clique ou Visualização?

Em relação a cobranças e valores, funciona assim: o YouTube, que é do Google, faz o papel de intermediário entre o anunciante e o veículo que receberá o anúncio, no caso, nosso canal.

Para fazer essa intermediação, o YouTube utiliza as ferramentas Google AdWords e Google AdSense.

É a mesma ferramenta, mas de lados opostos, onde o anunciante utiliza o Google AdWords para criar e publicar os anúncios, e nós, que receberemos pelos anúncios, utilizamos o Google AdSense para disponibilizar esses anúncios em nosso canal.

Taxa Inflada
Em média, o YouTube fica com 45% da receita e nos repassa os 55% restantes.

É uma alta taxa abocanhada por eles, é verdade, mas é possível ter lucros mesmo assim. Não tão altos quanto gostaríamos, se optarmos apenas por essa maneira de rentabilização.

 

A Importância da Palavra-chave

Devemos ter em mente também que os valores variam conforme as palavras-chave relacionadas ao nosso canal.

Algumas são mais caras que outras para quem vai anunciar, sendo assim, nosso canal também recebe mais ou menos por cada clique, dependendo da palavra-chave.

Tendo essas duas premissas em mente – que recebemos apenas 55% do total e o peso das palavras-chave -, então conseguimos fazer alguns cálculos e criar algumas estratégias em cima do que almejamos como receita.

Apesar das suas particularidades, essa é, sim, uma ótima maneira de como trabalhar em casa e gerar uma renda extra nas horas vagas. Pois enquanto nosso vídeo está rodando, dia e noite, os anúncios estão aparecendo para os espectadores, constantemente.

Mas essa não é a única maneira de ganhar dinheiro no YouTube. Vejamos as outras.






Publicidade Externa

Como Ganhar Dinheiro no YouTube com Publicidade Externa

Você sabia que o que gira o mundo dos negócios são as publicidades? Elas são feitas para marcar presença na mente do consumidor, educa-los, informa-los, falar “Ei, eu existo!”.

A ideia aqui é negociar diretamente com os anunciantes. Sem Google ou YouTube como intermediário.

O que ganhamos com isso?

Bom, nosso lucro será bem maior que na opção anterior, já que ele ficará totalmente com a gente e não teremos uma fatia de 45% retirada pelo YouTube.

Mas nem tudo é tão fácil quanto parece…

 

Quem irá querer anunciar algo com a gente, afinal?

Para que a gente seja abordado por um anunciante, será necessário que já tenhamos alguns bons resultados.

Já se estamos começando, a única maneira de fechar com anunciantes é indo atrás deles e levando um bom planejamento e mostrando do que somos capazes. Caso sintam confiança, podem topar colocar alguns anúncios para ver os resultados, mesmo ainda estando só no papel.

 

Merchandising Nos Vídeos

Monetizar Canal no YouTube com Merchandising

Muitas pessoas quebram a cabeça se perguntando como trabalhar em casa ou como ganhar dinheiro na internet. Mas quantas delas pegam os exemplos que vivenciam dia a dia e levam para sua realidade?

O merchandising é uma das formas mais usadas pela televisão para ganhar dinheiro e financiar seus programas. E nós vemos isso todos os dias!

Utilizar o merchandising é uma ótima maneira de rentabilizar os vídeos e ganhar dinheiro no YouTube. E o YouTube não fica com nenhuma fatia do nosso faturamento!

Fechamos negócio direto com os anunciantes. Podemos usar os produtos nos vídeos (muitas vezes sem nem precisar falar deles, mas exibindo as marcas), testa-los, gravamos reviews, mostramos os resultados… o céu é o limite.

Uma ideia é conversarmos com a empresa, e dizer as ideias que já temos em mente. Ouvimos as opiniões e sugestões deles e vamos fazendo modificações, se necessário. É uma parceria, e ambos ganham com isso.

Vale a regra do tópico anterior: se já temos bons resultados fica mais fácil fechar negócios.

 

Patrocínio de Canal

Gerar Dinheiro com Patrocínios no YouTube

Atletas, artistas, aventureiros, cientistas… todos necessitam de recursos para colocarem seus projetos de pé, não é verdade? E por que um canal no YouTube também não pode ter um?

Uma outra ótima maneira de como ganhar dinheiro no YouTube e ter nosso trabalho em casa é conseguindo patrocínio para o canal.

Não tem segredo. É mostrar nosso projeto, o quanto necessitamos, o que oferecemos e fechar um acordo legal para os dois lados.

Produtos Afiliados

Como Ganhar Dinheiro no YouTube como Afiliado

Produtos Físicos

Ter um trabalho em casa é o grande sonho de muitos, não é verdade? Mesmo que a gente não queira realmente trabalhar em casa, só o fato de termos a liberdade de escolher onde e quando trabalhar já melhora muito nossa vida, concorda?

Não podemos deixar certos paradigmas nos impedirem de alcançar esse sonho. Existem profissionais excelentes realizando seu trabalho em casa ou de qualquer lugar do mundo, até mesmo enquanto viajam.

Também é verdade que existem pessoas que não conseguem trabalhar em casa, nem mesmo ser seu próprio chefe, pois só pegam no tranco quando têm alguém cobrando.

Mas, de modo geral, ter seu home-office tem sido um prazer enorme na vida de milhares de pessoas de vários países.

E o mercado de afiliados tem ajudado, e muito, na conquista dessa liberdade!

Sabendo trabalhar corretamente como um afiliado de maneira profissional, os rendimentos podem ser extremamente altos. Muito mais altos que muitos cargos invejados de profissões muito reconhecidas…

Isso não é exagero. Um afiliado iniciante, consegue tirar em média dois mil reais por mês. Já um intermediário atinge a casa dos dez a vinte mil por mês, em média. Se formos analisar, é bem acima da média de um empregado comum, certo?

Mas isso não vem fácil. É preciso ter um planejamento e uma boa estratégia. Seguindo um bom plano, é possível sair do zero e atingir os quatro dígitos em apenas dois meses.

 

Como Funciona um Programa de Afiliados?

Já expliquei profundamente como funciona um programa de afiliados em outro artitgo.  Vale muito a pena ler, está bem completo!

Mas resumindo, somos um intermediário que faz a ponte entre uma solução e quem necessita dessa solução. E existem várias estratégias que podemos utilizar para fazer essa ligação e encontrar clientes.

Existem diversos programas de afiliados de grandes empresas, como, por exemplo, Submarino, Saraiva, TAM, Dafiti…

Nós podemos utilizar essas técnicas para ganhar dinheiro no Facebook, no YouTube, no Twitter e em diversas outras plataformas.

 

Como Trabalhar Como Afiliado no YouTube?

É aqui que a mágica acontece e as coisas começam a ficar interessantes.

Se criamos um vídeo atraente para a nossa audiência, nossas recomendações começam a ter mais valor. Podemos colocar os links de afiliados na descrição do vídeo. E indicar que, caso a pessoa tenha interesse em encontrar tal produto, basta clicar no link da descrição.

Um outro ponto valioso de trabalhar como afiliado através de vídeos no YouTube, é que nosso vídeo continuará rodando por dias, meses, anos… E podemos continuar conseguindo vendas durante todo esse tempo. Desde que o produto continue à venda, claro.

Vale muito a pena aprender a trabalhar como afiliado profissional hoje em dia. E nem precisamos seguir só nesse caminho, pois podemos adicionar mais essa opção ao nosso leque, e assim temos várias fontes de receita.

 

Produtos Digitais

A ideia aqui é a mesma: recomendar os produtos utilizando nosso link de afiliado. A diferença é que são produtos digitais.

O que são produtos digitais?

  • Músicas
  • Cursos online
  • Livros digitais (e-books)
  • Serviços
  • Softwares

…e muitos outros.

Algumas plataformas de afiliados onde podemos nos cadastrar e encontrar uma infinidade de produtos para começar a recomendar são: Eduzz, Monetizze, Hotmart e Clickbank.

Aprender como trabalhar pela internet é como qualquer outro trabalho. Não é difícil, mas necessita de dedicação e estratégias.

Quando se utiliza uma boa estratégia, é possível ter bons ganhos. Trabalhando corretamente, conseguimos, por exemplo, sair do zero e alcançar os 4 dígitos em apenas 2 meses. O que precisamos é fazer uma pesquisa, traçar um bom plano e partir para a execução.

Mas calma, ainda não acabou. Existem mais ideias que podemos utilizar para trabalhar em casa, seja com a intenção de gerar uma renda extra nas horas vagas ou construir um verdadeiro negócio.

Produtos Próprios

Vender Produtos Próprios no YouTube

Produtos Físicos

Caso a gente tenha nossos produtos próprios, seja porque sabemos como importar produtos originais, de qualidade e diferenciados, ou porque nós mesmos criamos nossas peças, também podemos utilizar os vídeos para divulga-los.

A linguagem depende totalmente do nosso público e dos produtos que vamos trabalhar. Tem empresa utilizando muito bem os vídeos para vender até piscina, acredite se quiser!

VISÃO é a palavra mágica aqui.

 

Produtos Digitais (Infoprodutos)

Como ganhar dinheiro extra e trabalhar em casa tendo altos lucros?

Criando nossos próprios produtos digitais.

Como criar um negócio altamente lucrativo e com baixo investimento?

Criando nossos próprios produtos digitais.

Sim, os produtos digitais chegaram para ficar, e têm mudado a maneira como fazemos negócios.

Eles também são conhecidos como Infoprodutos, e são ainda mais vantajosos que os produtos físicos. A margem de lucro costuma ser muito maior, já que dispensam os gastos típicos dos produtos físicos – embalagem, transporte, logística, armazenagem,

Assim como podemos utilizar os vídeos para vender produtos de terceiros – físicos ou digitais -, também podemos utiliza-los para vender nossos próprios infoprodutos.

O mercado brasileiro está carente de produtos digitais de qualidade, então devemos criar bons produtos, publicar em sites como Eduzz, Monetizze, Hotmart ou Clickbank, e usar a imaginação para divulga-los em nossos vídeos.

IMPORTANTE

Algumas das opções acima – como a publicidade externa, o merchandising, patrocínio ou recomendação e venda de produtos -, podem ferir algumas políticas do YouTube caso você esteja rentabilizando seus vídeos com o Google AdSense.

 

Não são ações proibidas e também não são todos os casos que ferem as regras. Por isso é importante ler com atenção os termos do contrato e avaliar caso a caso.

 

Se por acaso a ideia escolhida realmente for contra as políticas do YouTube, reavalie, e também converse com o marketing da empresa que está negociando com você, para que talvez possam sugerir outras ideias. E, no fim, opte pela mais vantajosa para você, sem ter que burlar nenhuma regra.

 

É possível marcar em cada vídeo quando há esse tipo de negociação envolvida. Neste caso, o YouTube avalia e verifica se ele veicula ou não anúncio naquele vídeo específico.






Doação de Fãs

Doanção para Canal no YouTube

Então criamos nosso método de trabalho em casa e estamos com um projeto muito bacana, com ótimo conteúdo. Mas percebemos que não é o tipo de conteúdo que bomba na internet, como os de humor ou moda, por exemplo.

Nossos vídeos são descontraídos, mas têm conteúdo, e entregam muito valor. E, mesmo com poucas visualizações, temos um público que gosta do nosso trabalho.

Através de pequenas doações o público pode apoiar nosso projeto. E existem muitos projetos legais se mantendo dessa forma.

Um site que tem ajudado bastante a fazer essa ligação entre o público e o artista, é o Patreon. Vale a pena conhecer.

Mas, caso prefira, também podemos utilizar o próprio Paypal, e adicionar um botão de doação ao nosso canal.

Se nosso público acha nosso trabalho valioso, as chances são altas de que eles estejam dispostos contribuir.

Só com as estratégias apresentadas até aqui já conseguimos criar um negócio em casa altamente lucrativo e gerando renda automática.

 

Criar Um Canal Pago no YouTube

Canal Pago no YouTube - Pay Per View

O YouTube criou a possibilidade de criar canais pagos, ou vídeos específicos pagos, onde o espectador só consegue assistir mediante ao pagamento prévio.

É uma espécie de Netflix, dando poder aos criadores de conteúdo que estão espalhados ao redor do mundo.

Essa é mais uma opção de como ganhar dinheiro na internet e rentabilizar o nosso canal. Também podemos ter conteúdos gratuitos, onde mostramos o que eles podem esperar de nós, e os conteúdos pagos, com a nata do nosso conteúdo.

Se eu tiver muitas visualizações, vou ganhar mais dinheiro?

Não necessariamente. Como eu disse lá em cima, alguns anúncios pagam por cliques (CPC) e outros por visualizações (CPM), e algumas palavras-chave valem mais, outras menos.

De nada adianta termos muitas visualizações se poucas pessoas estão clicando nos anúncios.

Vamos fazer algumas contas para entender melhor.

Cenário 1

Visualizações: 150.000 Número Total de Anúncios Exibidos: 100.000 Número Total de cliques: 1000 Taxa de Cliques por Visualizações: 0,6% Taxa de Cliques por Anúncios Exibidos: 1% (CTR) Valor da Palavra-chave: R$0,80/clique

= [(1000*0,80)*55%] = R$440

Cenário 2

Visualizações: 15.000 Número Total de Anúncios Exibidos: 10.000 Número Total de Cliques: 500 Taxa de Cliques por Visualizações: 3,3% Taxa de Cliques por Anúncios Exibidos: 5% (CTR) Valor da Palavra-chave: R$1,80/clique

= [(500*1,80)*55%] = R$495

Ou seja, mesmo tendo 90% a menos de visualizações, e tendo a metade do número de cliques, o Cenário 2 teve mais lucro que o Cenário 1.

Portanto, o que dizem por aí que quanto mais visualizações mais dinheiro se ganha no YouTube, não passa de um MITO.

Sim, é bom ter mais visualizações e pode aumentar nosso rendimento, mas a visualização isolada não é uma boa métrica.

 

Vídeo de Vendas, Não!

Quando formos criar nossos vídeos, não podemos transforma-los em vídeos de vendas. As pessoas não gostam disso. Elas não gostam de sentir que estamos ‘empurrando’ algo a elas.

Devemos fazer o contrário, entregar valor, informações de qualidade, entretenimento de qualidade, resolver um problema que ela tenha. E, de maneira bem sutil, podemos falar sobre algo que talvez possa interessar a ela e que estamos vendendo.

Seja como for, devemos tornar a experiência do nosso espectador agradável, e esquecer o discurso de vendas. Nosso público não está lá para isso.

 

Quem Pode Utilizar Essas Ideias Para Ganhar Dinheiro e Trabalhar Pela Internet?

Talvez você seja uma pessoa que largou o emprego e resolveu trabalhar em casa. Talvez seja uma instituição corporativa que quer aumentar as vendas. Ou, ainda, pode ser um adolescente querendo conquistar sua independência e começar a ganhar dinheiro na internet.

Seja qual for o seu caso, essas ideias são para você também!

Todas as estratégias que citei aqui podem ser utilizadas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. O que deve mudar é a linguagem e o objetivo. Devemos estudar nosso público e ver a melhor forma de se comunicar com ele.

 

Menor de Idade Pode Criar Um Canal no YouTube Para Ganhar Dinheiro?

Sim! É totalmente possível um menor de idade ganhar dinheiro no YouTube – mesmo sendo uma criança! Já existem inúmeros casos de crianças faturando milhares de reais por mês com seus canais.

Mas para isso é necessário colocar os dados de um maior responsável quando for criar sua conta no Google AdSense. Exceto quando o menor já é emancipado, pois, neste caso, ele já responde como um maior.

 






Conclusão

Procurei te mostrar várias maneiras de como ganhar dinheiro no YouTube, como trabalhar em casa e até mesmo criar um verdadeiro negócio utilizando esta plataforma.

Também mostrei que é possível criar um negócio digital muito lucrativo, utilizando uma plataforma gratuita, como é o caso do YouTube, para aumentar significativamente suas vendas.

Espero que eu tenha conseguido te mostrar como trabalhar pela internet é possível, mesmo que você queira apenas ganhar uma renda extra nas horas vagas e continuar com seu emprego comum.

Seja qual for sua opção, utilizar o YouTube como uma ferramenta de negócio é uma grande ideia, pois enquanto estamos dormindo, nossos vídeos continuam rodando e podem nos ajudar a ganhar dinheiro, seja com os anúncios, seja com as vendas que fizermos de produtos afiliados ou próprios.

Se você ficou com alguma dúvida, ou tem alguma sugestão, por favor, deixe um comentário abaixo e ajude a tornar esse artigo mais rico.

Você já tem um canal? Está começando um? Como seu projeto está se saindo? Compartilhe sua história com a gente!

Até a próxima!

Responder