Como Criar Uma Página no Facebook Para Empresas (+ 10 Dicas)

O Facebook é a maior rede social do mundo, mas mesmo assim vejo muito empresas que ainda sequer estão utilizando essa ferramenta em seus negócios. Outras estão utilizando perfis, ao invés de Páginas, para interagir com seus consumidores. Isso tem um resultado muito claro: perda de clientes e dinheiro. E muitos fazem isso por uma única razão: não sabem como criar uma Página no Facebook para empresas.

Utilizando uma página no Facebook, ao invés de um perfil, podemos utilizar diversas estratégias de marketing digital para nos comunicarmos com nosso público e aumentar as vendas.

Como, por exemplo, fazer promoções bem específicas (grátis), anúncios (pagos), exibir conquistas, premiações, receber selos de qualidade… E tudo isso fortalece nossa imagem na mente do consumidor!

Além disso, criar perfil em nome de empresa é contra as regras do Facebook, e facilmente pode ser deletado, e a gente perde todos nossos contatos. Além disso, tem um limite máximo de amigos que é possível adicionar.

Por isso, é muito importante aprendermos como criar uma página no Facebook e gerencia-la corretamente. E é isso que vou lhe ensinar agora.

 

Como Fazer Uma Página no Facebook (Fan Page): Passo a Passo

O primeiro passo antes de aprender como fazer uma página no Facebook é ter um perfil (uma conta pessoal) já criado. Sem ele você não conseguirá criar sua página. Caso você ainda não tenha um perfil no Facebook, basta acessar essa página e criar o seu agora mesmo.

É importante que você não crie um perfil falso, pois isso fere as regras do Facebook. Fazendo isso ele pode decidir fechar a sua página sem nenhum aviso prévio, caso detecte essa violação.

Já imaginou a página da sua empresa com mais de 100.000 fãs, que você levou anos para construir, de repente, ser eliminada do mapa? Melhor não arriscar, não é verdade?

 

Passo #01 – Escolher a Categoria

OK. Com seu perfil devidamente criado, agora já podemos aprender como criar uma página no Facebook. Para isso, basta acessar https://pt-br.facebook.com/pages/create para começar a criar sua página. Você estará na tela que lhe permite escolher em qual categoria o seu negócio se enquadra. É importante escolher a categoria que mais tem a ver com seu negócio, pois cada opção te permitirá incluir alguns dados mais relacionados ao seu negócio.

Por exemplo, se você tem um comércio local, você terá um espaço para incluir endereço, telefone e até mesmo horário de funcionamento. Já se você mencionar que é um artista, uma figura pública, não terá essas opções.

Deixar uma página bem completa ajuda muito em uma estratégia de internet marketing e devemos dar muita atenção a isso.

Em cada opção que você escolher, basta inserir o nome da sua empresa e a categoria em ela se enquadra, e clicar em começar.

Se por acaso, lá na frente, você achar que escolheu uma opção que não é a mais adequada para o seu negócio, não se preocupe, é possível mudar, e te mostrarei como mais a frente.

como criar uma página no facebook - categorias

 

Passo #02 – Sobre

No primeiro campo você deve inserir uma curta descrição, de até 155 caracteres, que consiga transmitir bem o que é o seu negócio. Evite termos muito técnicos, fale a linguagem do seu público, como se fosse uma pessoa falando com outra, não um robô.

No segundo campo insira o endereço do seu site/blog, Instagram, Twitter, ou qualquer outro endereço que leve para o seu endereço-base na internet.

E no terceiro campo insira qual o nome da url dentro do Facebook que você deseja para a sua página. Ex: http://www.facebook.com/GeracaodeValor

página no facebook - inserir imagem

 

Passo 03# – Foto do Perfil

Para sua estratégia de marketing digital funcionar bem e você transmitir credibilidade, é preciso inserir uma imagem que represente bem sua empresa. A logomarca da empresa costuma ser uma boa opção.

A dimensão atual, no momento em que escrevo, deve ser de 180px x 180px. Mas de vez em quando o Facebook atualiza esse formato, então vale a pena olhar como andam as regras no momento em que você estiver criando. Insira e salve.

Na tela seguinte “Adicionar ao Favoritos”, é apenas para deixar mais fácil de você acessar sua própria página quando estiver usando seu perfil pessoal. Você pode adicionar ou não aos seus favoritos. Lembrando que é a seção de favoritos do Facebook, e não do seu navegador.

como fazer uma página no facebook - favoritos

 

Passo 04# – Público Preferido Para a Página

Aqui você deve incluir o público que mais tem relação com seu negócio com o qual você deseja se conectar. É basicamente o público-alvo do seu negócio.

Recomendo que você preencha essa etapa, pois o Facebook tenderá a mostrar sua página para as pessoas que têm alguma possibilidade de curti-la, e preencher esses campos, você estará ajudando nesse processo e aumentando suas chances de ser visto pelo público que tem interesse no seu negócio.

É possível inserir país, estado, cidade e até mesmo alguns bairros. Se o seu negócio for muito local, como um café, vale a pena. Mas se seu negócio for algo mais abrangente, em que o público pode acessar de qualquer parte do mundo, como uma escola de inglês online, coloque apenas o país, ou alguns países, principalmente os de língua portuguesa e alguns que tenham relação com seu negócio ou pode conter muitos brasileiros.

como criar uma página no facebookk - público preferido

 

Como alterar a categoria da sua página do Facebook?

Acredita que na hora de escolher a categoria (Passo #01) você acabou marcando uma que não parece a mais indicada para o seu caso? Não tem problema. Mudar é simples. Na sua página, basta acessar a seção Sobre, e, em Informações da Página, editar a linha da Categoria, passando o mouse em cima dela e clicando em Editar, do lado direito.

Neste caso, você terá até mais que 6 opções, como estava no início. É só escolher a que mais se adequa e clicar em Salvar Alterações.

Pronto! Você já aprendeu como criar uma página no Facebook para sua empresa. Essa é uma etapa muito importante para a maioria das empresas que querem dar os primeiros passos no marketing digital e aprender como ganhar dinheiro na internet.

Mas isso por si só não basta.

É preciso realizar algumas boas práticas e se dedicar um pouquinho mais a desvendar essa plataforma, como seu público interage com sua página e como ganhar dinheiro no Facebook, pois ele realmente é uma ferramenta muito boa para as empresas ganharem dinheiro, aumentarem seus faturamentos e conquistarem mais clientes.

E são algumas dessas boas práticas que vou te mostrar a seguir.

 

Facebook Para Empresas: Como Deixar Sua Página Mais Interessante

1.  Insira Um Boa Imagem de Perfil

Aprender como criar uma página no Facebook é só o primeiro passo para mostrar que sua empresa existe. Mas agora ela deve mostrar uma boa imagem. Vale lembrar que o News Feed dos seus fãs vão estar repletos de postagens, tanto dos amigos quanto das páginas que eles curtem, incluindo seus concorrentes.

Por isso, é muito importante que adicionar uma imagem de perfil que seja fácil te reconhecer. Muitas vezes o seu logotipo já faz um bom trabalho.

A imagem deve ser quadrada, no formato de 180 x 180 px.

 

2.  Insira Uma Boa Imagem de Capa

A capa é aquela imagem retangular, grande, que fica no topo das páginas logo que você acessa. Ela deve representar sua marca de alguma forma e fortalecer ainda mais a imagem que você deseja passar.

No exemplo abaixo, a Starbucks colocou uma bela imagem do produto dela, um tipo de bebida de café que chama muita atenção.

Como Criar Uma Página no Facebook

 

3.  Melhore a Seção “Sobre”

Sempre que queremos saber mais sobre uma empresa e acessamos seu site, onde vamos? Em “sobre”, certo? Por isso, deixe essa parte bem completa. Insira uma curta descrição e também uma longa descrição, coloque os horários de funcionamento e o endereço, se se aplicar no seu caso. Você pode até mesmo colocar os prêmios que sua empresa já ganhou.

Veja abaixo o exemplo do leadlovers, uma empresa nacional de automação de marketing:

como fazer uma página no facebook - sobre

 

4.  Tenha Um Endereço Personalizado no Facebook

Muitas vezes, no início do processo de como criar uma página no Facebook, lá no Passo #02, não aparece uma opção de colocarmos um endereço personalizado da página, e temos que continuar assim mesmo.

Então o Facebook cria automaticamente uma url, que normalmente fica “www.facebook.com/NOME-DA-EMPRESA-9873452438974/”. Essa não é uma url amigável, e nem boa para os mecanismos de busca (SEO), então precisamos personaliza-la.

Mas só conseguiremos editar se já tivermos pelo menos vinte e cinco fãs curtindo nossa página, e se não tivermos personalizado nenhuma outra url recentemente.

De preferência, use o nome da sua empresa ou do seu produto. Caso já exista, escolha um nome que tenha a ver com ela, ou acrescente alguma letra ou palavra no final que faça sentido.

Uma opção é inserir a palavra ‘Oficial’ no fim, caso não existe nenhuma empresa com o mesmo nome que a sua de fato e a página que já existe não é de uma empresa real. Evite utilizar números, caso não seja parte do nome da empresa.

Um bom exemplo: www.facebook.com/GeracaodeValor

 

5.  Adicione “Marcos”

Como eu disse, não basta apenas aprendermos como criar uma página no Facebook, precisamos enriquecê-la. E aqui tem um ponto interessante.

É possível adicionarmos “marcos” na nossa página, que nada mais são que momentos marcantes: um evento, um prêmio, um lançamento de produto, ou até mesmo elogios que sua empresa recebeu. Isso é uma excelente prova social, e quem trabalha com marketing digital sabe o quanto isso é importante.

É possível incluir imagens, então pode ser aquela imagem do prêmio que sua empresa ganhou ou simplesmente o print de uma tela onde um consumidor elogia sua empresa (mas peça a permissão dele antes, caso deseja utilizar seu nome e até sua imagem).

Para adicionar um “marco”, basta ir na seção “Linha do Tempo”, e clicar em “Oferta, Evento +” e depois em “Marco”.

pagina no facebook - como inserir um marco

 

6.  Poste conteúdo de qualidade

Aprendemos como criar uma página no Facebook, mas agora precisamos entregar conteúdo de qualidade. Para conseguir isso, precisamos descobrir o que atrai o nosso público e criar uma voz para se comunicar com ele.

Se sua empresa não é muito séria, como um escritório de advocacia ou uma empresa que trabalha com velórios, talvez seja mais interessante criar uma voz mais descontraída, já que essa rede social tem esse ar mais leve.

Mas mesmo dando um ar descontraído, entregue conteúdo de qualidade, só assim seu público vai interagir mais com sua marca, curtir, compartilhar e comentar.

E cuidado para não descontrair demais e acabar vulgarizando sua postagem e comprometendo sua marca. Encontre o equilíbrio.

 

7.  Insira um Botão

Ao adicionar um botão, você consegue enviar o seu leitor para qualquer página externa que você desejar. Pode ser um artigo, um produto novo que você desenvolveu, um evento, uma página de cadastro, um vídeo, uma página para efetuar uma compra, ou qualquer outro conteúdo que você achar interessante.

No exemplo abaixo, ao clicar no botão “Comprar Agora” da página da Netshoes, o consumidor é enviado direto para a página de uma campanha específica deles, com diversas ofertas.

como inserir botão em páginas do facebook

 

8.  Conquiste o Selo “Responde Rapidamente as Mensagens”

Ao responder em menos de uma hora as mensagens que te enviam, você conquista uma espécie de “selo de qualidade”, informando ao público que você “responde rapidamente as mensagens”.

Isso é ótimo para a sua imagem e o público fica impressionado quando tem uma resposta tão rápida. Conclusão: sua empresa ganha pontos positivos na mente do consumidor, que provavelmente voltará a fazer negócios com você.

Caso sua média seja de uma hora, então aparecerá que sua empresa costuma responder em mais ou menos uma hora. Já é um ótimo tempo! Mas se você demora muito tempo, não se preocupe, não irá aparecer nada para o seu fã, até que você comece a melhorar esse tempo de resposta.

Mas se você quer realmente fazer bom uso dessa ferramenta e aprender como ganhar dinheiro no Facebook, sugiro que dê bastante atenção às respostas ao seu público, tanto em questão de tempo quanto de qualidade.

página no facebook - responde rapidamente as mensagens

 

9.  Poste uma “Oferta”

É muito comum as empresas ficarem só criando postagens simples, mas existe a opção de fazer uma Oferta.

Essa oferta não precisa necessariamente ser paga em dinheiro. Você pode oferecer um ebook, por exemplo, e pedir para que a pessoa deixe o email para que consiga baixar o ebook. E assim você fortalece sua comunicação com ele através do email.

Essa é uma estratégia fortemente utilizada no marketing digital e por aqueles que começam a aprender como ganhar dinheiro na internet de modo recorrente. E sim, dá muito resultado positivo!

 

10. Poste Imagens e Vídeos

O conteúdo visual tem um peso muito forte dentro do Facebook, tanto as imagens estáticas quanto os vídeos.

Isso acontece basicamente por dois motivos:

(1) o algoritmo do Facebook entrega as imagens a um número muito maior de fãs do que se fosse apenas texto; e

(2) as imagens realmente impactam mais quem está rolando a linha do tempo, então a chance daquele seu fã ler, curtir, compartilhar e até comentar o seu post é muito maior.




Conclusão

É muito simples aprender como criar uma página no Facebook. Mas o mais importante mesmo é saber como gerencia-la, mantê-la bem atualizada e fazê-la se destacar no meio de milhares de outras que disputam a atenção do seu consumidor.

Para quem busca aprender como ganhar dinheiro na internet, provavelmente já ficou sabendo da importância do Facebook no marketing digital. Então é hora de aprender como ganhar dinheiro no Facebook de modo eficiente e recorrente.

Existem diversas maneiras e a Página do Facebook é uma delas. Através da Página do Facebook é possível ganhar dinheiro de inúmeros modos, mas vale a pena ampliar o leque e não se limitar às páginas.

Esse é o primeiro passo, mas não o único. Mas a princípio, devemos primeiro dominar essa questão da página para então somarmos outras estratégias.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão que gostaria de acrescentar? Fique à vontade para escrever nos comentários abaixo.

E você, já tem sua página no Facebook? Já está utilizando todas essas estratégias? Conte para gente como sua empresa está usando essa ferramenta e como esse artigo te ajudou.

Gostou desse artigo?

Não perca mais nenhum conteúdo! Inscreva-se abaixo para ser informado de novos artigos como este.


Até a próxima!

Responder