9 Maneiras de Como Ganhar Dinheiro Com Blog

Aprender como ganhar dinheiro com blog é uma excelente decisão. Com isso ganhamos de duas maneiras: (1) podemos criar um verdadeiro negócio; (2) podemos simplesmente monetizar nosso blog de hobby para não ficar tirando dinheiro do bolso para manter o projeto de pé.

Os blogs podem ser utilizados tanto para um assunto informal, criado por adolescentes para falar de algum hobby, quanto para assuntos mais sérios, como objetivos corporativos, por exemplo.

Seja qual for o seu caso, é totalmente possível ganhar dinheiro na internet com blog, e é isso que vou te mostrar a seguir.

 

Como Ganhar Dinheiro Com Blog: 5 Passos Básicos

Antes de entrarmos direto no assunto e mostrar as diversas maneiras possíveis de como ganhar dinheiro com blog, precisamos entender um processo anterior, mas que é extremamente importante para o nosso sucesso nessa área.

São 5 os passos básicos importantes que devem ser seguidos para conseguir ganhar dinheiro na internet dessa forma, mas neste artigo vou me ater apenas ao último deles – como rentabilizar um blog:

 

1.  Criar Um Blog

Parece óbvio, mas muitas pessoas, por diversos motivos, ficam presas aqui e sequer iniciam seus blogs.

2.  Criar Conteúdo de Qualidade

O que atrai leitores? Bons conteúdos, claro. Então precisamos nos esforçar aqui, sempre com a intenção de entregar valor.

3.  Promover o Blog

Não basta criarmos excelentes conteúdos e cruzarmos os braços esperando que os leitores cheguem. Precisamos divulga-lo e atrair novos visitantes.

4.  Construir Um Relacionamento

Já criamos o blog, estamos produzindo conteúdo de qualidade e já temos leitores vindo. Agora precisamos criar um relacionamento com eles, para que gostem, confiem e se sintam em casa quando estiverem em nosso blog. E que sintam vontade de voltar sempre!

5.  Ganhar Dinheiro Com Tudo Que Construímos

Essa é a hora de transformar seu capital social, ou seja, a confiança que nossos leitores têm na gente, em capital financeiro. E esse é o ponto que trataremos nesse artigo.

Como Monetizar Um Blog

Os blogs são incríveis ferramentas de comunicação. E, para quem gosta de se comunicar dessa forma, eu acho que vale super a pena aprender como ganhar dinheiro na internet com eles. Até porque, podemos facilmente trabalhar em casa desse modo.

Apesar de no Brasil os blogs ainda serem vistos apenas como mais uma maneira de ganhar uma renda extra nas horas vagas, é possível utiliza-los até mesmo como meio para alavancar nosso negócio, caso tenhamos um, e seja ele físico ou digital.

Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro com blogs, tanto as diretas quanto as indiretas. Vou abordar algumas delas aqui, e depois explico como ganhamos dinheiro direta e indiretamente.

 

Redes de Publicidade

Como Ganhar Dinheiro Com Blog: Redes de Publicidade - Ad Networks

As redes de publicidade costumam ser a primeira opção dos blogueiros iniciantes para começarem a ganhar dinheiro na internet com seus blogs. Apesar de não pagar muito para um blog que está começando, pois ele ainda tem poucas visitas, acaba sendo uma opção viável já que não tem muitas barreiras para iniciar.

Elas são um tipo de programa de afiliados e agem como uma intermediária. Ficam entre os anunciantes, que querem exibir seus anúncios nos mais variados sites e blogs, e os veículos, que, neste caso, somos nós, os blogueiros.

As redes preferidas da maioria dos blogueiros são as que pagam por clique (CPC), como o Google AdSense, por exemplo, pois, no geral, as rentabilidades são melhores, especialmente para quem está começando.

Essa opção também costuma ser a primeira escolhida por quem quer aprender como ganhar dinheiro no YouTube, pois o Google AdSense e o YouTube pertencem à mesma empresa, e já fica fácil incluir anúncios do AdSense nos vídeos.

 

Anúncios Externos

Como Monetizar Um Blog Com Publicidade Externa

Para quem quer trabalhar pela internet, esse tipo de anúncio ajuda muito mais, pois a receita fica direto com a gente, então temos condições de negociar os valores diretamente com os anunciantes e a rentabilidade é bem maior.

A barreira aqui é que fica difícil algum anunciante ter interesse em blogs iniciantes. E não me refiro a tamanho, pois o blog pode até ser pequeno, se comparado com outros grandes de outros nichos, mas caso ele seja uma referência em um determinado nicho, com certeza chamará a atenção dos anunciantes que atuam dentro daquele nicho.

Apesar de ser bem possível ganhar dinheiro em casa dessa maneira, ficar esperando o cliente aparecer pode ser um tiro no pé. Será preciso ser ativo e bater de porta em porta. Você está preparado para isso?






Postagem Paga (Publipost)

Como Ganhar Dinheiro Com Blog com Postagem Paga - Publipost

A postagem paga, ou publipost, é uma ótima alternativa para quem deseja aprender como ganhar dinheiro com blogs, pois é bem mais rentável – ainda mais que a opção anterior.

Isso acontece porque podemos cobrar um valor maior por ela, pois ela tem um impacto maior que os anúncios espalhados pelo blog, já que a visibilidade é maior e ainda ficará lá por muito mais tempo, podendo até mesmo nem ser retirada, caso desejemos, como se fosse uma postagem comum.

Além disso, também é negociada diretamente com os anunciantes, sem intermediários para abocanhar uma grande fatia do nosso lucro.

 

Merchandising

Como Ganhar Dinheiro Com Blog - Merchandising

Crédito: Freepik

Mais uma interessante opção para o leque de quem quer trabalhar em casa e ganhar dinheiro na internet, e com boa rentabilidade.

O termo merchandising é utilizado no mundo do marketing mais para falar de ações relacionadas ao ponto de venda.

Entretanto, no Brasil, esse conceito foi estendido para quando um produto aparece em uma mídia de forma relativamente sutil – como novelas, filmes e programas televisivos, por exemplo. Enquanto, em outros países, esse tipo de ação leva o nome de product placement.

Mas a palavra merchandising ainda tem sido usada por aqui para falar sobre as aparições dos produtos em outras mídias também, como revistas, e, mais atualmente, blogs.

A ideia é que podemos citar ou falar de um determinado produto dentro de um artigo nosso, e continuamos com nosso assunto principal.

Igual quando estamos lendo um artigo sobre como decorar o quarto de um bebê, em uma revista sobre casa e decoração, e, de repente, o autor fala que usou um determinado tipo de tinta daquela marca famosa.

Às vezes acrescentando uma foto despretensiosa do produto, e às vezes não. E continua o texto, como se não estivesse recomendando aquele produto incrível para gente. (rs)

Já reparou nisso?

Caso ainda não, tenho certeza que ficará mais atento agora quando estiver lendo um artigo, seja em revistas ou na web.

Produtos Afiliados

Como Monetizar Um Blog Vendendo Produtos Afiliados

Crédito: Freepik

Produtos Físicos

Detalhei bastante esse assunto no artigo Programa de Afiliados: O que é e como ganhar dinheiro?. Recomendo que você o leia para entender bem e tirar o melhor proveito desse sistema.

Resumidamente, trabalhar como afiliado é ser um intermediário entre uma solução e quem precisa dela. Recomendamo um produto ou serviço através de um link e, caso a pessoa compre através desse link, ganhamos uma comissão.

Neste caso especificamente, podemos recomendar produtos físicos de diversos sites grandes e conhecidos, como Saraiva, Amazon, Dafiti e muitos outros.

Aprender como trabalhar como afiliado através de blogs é uma das melhores maneiras para quem quer conseguir ganhar dinheiro com blogs. Pois utilizamos o poder de comunicação dos blogs e nossa influência para recomendar produtos que acreditamos ser bons para nosso público.

Mas vai muito além disso. É uma excelente forma de como ganhar dinheiro na internet pois não se restringe aos blogs, podendo ser utilizado nas mais variadas plataformas (YouTube, Facebook, Instagram…).

 

Produtos Digitais (Infoprodutos)

Assim que decidimos aprender como trabalhar pela internet, vamos conhecendo diversas formas de ganhar dinheiro, e quais são ainda mais rentáveis. E os produtos afiliados digitais estão entre elas.

Os produtos digitais também são conhecidos como Infoprodutos, e as comissões costumam ser muito mais altas que as dos produtos físicos, até porque dispensam diversos gastos – como armazenagem, logística, produção etc.

Por isso essa opção costuma ser um dos grandes pilares dos negócios digitais, e, principalmente, dos grandes blogs. É uma das melhores opções para ganhar dinheiro extra também.

Algumas opções de produtos digitais são:

  • Cursos
  • Livros digitais (ebooks)
  • Músicas
  • Templates
  • Softwares

Para começarmos a recomendar os produtos digitais e ganhar dinheiro na internet, devemos nos cadastrar em plataformas de afiliados, que nos disponibilizam uma infinidade de produtos, onde podemos escolher quais têm maior ligação com nosso público.

Existem estratégias excelentes que nos permitem sair do zero e alcançar até quatro dígitos em apenas dois meses trabalhando como afiliado.

Algumas das principais plataformas que atuam por aqui são: Eduzz, Monetizze, Clickbank e Hotmart.






Produtos Próprios

Como Ganhar Dinheiro Com Blogs - Produtos Próprios

Crédito: Freepik

Produtos Físicos

Para quem almeja trabalhar em casa e já lida com produtos físicos ou pretende começar, essa opção costuma ser uma excelente escolha, pois além de ser mais uma maneira para rentabilizar o blog, é um grande passo para quem deseja criar um verdadeiro negócio.

Os produtos podem ou não ser de criação própria. Para quem não sabe – ou não quer – criar nada, mas sabe como importar produtos de qualidade e com alta margem de lucro, utilizar o blog como meio de divulgação é uma excelente escolha e com certeza ajudará nas vendas.

Existem muitas pessoas ganhando dinheiro dessa forma, e até utilizam a internet para fazer a divulgação, mas a grande maioria não utiliza os blogs, o que é um grande erro.

Muitas pessoas utilizam essa forma como uma opção para gerar uma renda extra nas horas vagas, como mulheres que fazem artesanato personalizado para namorados, noivos e aniversariantes, por exemplo, mas possuem um emprego fixo.

Há quem personalize camisetas, canecas ou até fazem caricaturas. Alguns já aprenderam o potencial de divulgação dos blogs e o utilizam, mas muitos ainda desconhecem.

 

Produtos Digitais (Infoprodutos)

Quer saber como ganhar dinheiro na internet de verdade? Criando nossos próprios produtos digitais.

Esse é um outro pilar poderoso para quem quer ganhar dinheiro em casa ou ter seu próprio negócio.

Os produtos digitais são muito mais baratos para se produzir e, como já mencionei, não necessitam de muitos gastos, que seriam muito custosos quase optássemos por criar um produto físico.

As margens de lucro são bem maiores e a distribuição muito mais fácil. Sem falar que podemos disponibilizar nossos produtos em plataformas de afiliados e diversas pessoas podem se interessar em recomenda-los. Imagine o impacto disso!

A verdade é que utilizando produtos digitais somos capazes de criar negócios altamente lucrativos sem sair de casa. E nem precisamos de equipamentos ultramodernos e caros. E possível criar produtos excelentes com baixíssimo investimento.

Não precisamos começar com essa opção, principalmente se ainda estamos dando os primeiros passos para ganhar dinheiro na internet ou na criação de um blog. Mas se queremos realmente jogar num outro nível e saber como ganhar dinheiro com blogs, então uma hora vamos querer criar nossos próprios produtos digitais.

Algumas das plataformas de afiliados que você pode disponibilizar seus produtos são as mesmas já citadas anteriormente: Eduzz, Monetizze, Clickbank e Hotmart.

 

Serviços

Como Ganhar Dinheiro Com Blogs - Serviços

Crédito: Freepik

Muitas pessoas decidiram largar seus empregos e ir trabalhar em casa (ou de qualquer lugar do mundo). Mas eles continuam oferecendo os mesmos serviços que prestavam antes, só que agora sem estar fixo em uma empresa.

Muitos são ilustradores, designers, redatores, gerentes de mídias sociais etc. Muitos blogueiros utilizam essa opção para ganhar ainda mais dinheiro com seus blogs.

Eles podem ser excelentes designers, por exemplo, e, enquanto blogam e falam sobre esse mundo, estão mostrando que conhecem do assunto. Alguém que passa por ali e está necessitando de um designer, percebe que ele entende do assunto e decide contrata-lo para um projeto.

O blog pode ser uma excelente janela de divulgação do nosso trabalho!

Existem blogueiros que oferecem diversos serviços de freelancer, como redação, web design e ilustração, por exemplo, como também consultoria, mentoria e coaching.

Está conseguindo visualizar como ganhar dinheiro com blog é muito além de colocar um anúncio e sair postando qualquer coisa? Espero que sim.

 

Receita Direta vs. Receita Indireta

Lá em cima eu havia mencionado que é possível ganhar dinheiro com blog tanto direta quanto indiretamente. Vamos explicar isso melhor.

Receita Direta

É quando a receita está diretamente ligada com nosso resultado do blog. Por exemplo, quando colocamos anúncios do Google AdSense, fazemos postagens pagas ou vendemos produtos afiliados.

Nesses casos, quanto mais visitas nosso blog recebe, maior a chance de melhores resultados ($), pois podemos receber mais cliques ou fazer mais vendas, e quanto menos visitas, piores serão nossas receitas.

Receita Indireta

É quando nossa receita não depende do nosso contato direto com o blog. Por exemplo: temos um blog em um determinado nicho e acabamos nos tornando conhecidos, então somos convidados para dar palestras, escrever livros, ir a eventos e assim por diante.

Neste caso, nosso blog nos ajudou a ficar conhecidos, é verdade, mas não dependemos diretamente dele para continuar tendo essas receitas.

O bom é unir os dois tipos de receita, pois assim criamos um negócio com ótima lucratividade e passamos a ganhar dinheiro de diferentes fontes. Quando uma estiver mais fraca, outras podem manter o equilíbrio.

Conclusão

Reuni aqui diversas maneiras como ganhar dinheiro com blog, para que você consiga ver qual é a melhor para o seu caso nesta fase atual do seu projeto. Mas existem muitas outras maneiras, e sempre estou atualizando esse post. Portanto, sugiro que salve esse artigo nos seus favoritos e volte aqui vez ou outra.

Se analisarmos bem, mostrei aqui como ganhar dinheiro na internet de modo geral, e não apenas com blogs. Então é totalmente possível começarmos com um blog, irmos implementando novas fontes de receita conforme vamos evoluindo, e depois partimos para projetos maiores.

Lembre-se de que não precisamos utilizar todas essas opções, e muito menos devemos tentar acelerar as coisas e querer usar outras maneiras para ganhar dinheiro, mas na pressa acabar fazendo de qualquer jeito. Seria um grande erro.

Para quem almeja ganhar dinheiro na internet trabalhando como afiliado profissional, os blogs são ferramentas muito importantes e ajudam a conquistar muitos leads, ganhar autoridade, criar uma receita automática e muitos outros benefícios.

E para quem tem um negócio, o blog é fundamental. Vale muito a pena trabalhar com marketing de conteúdo hoje em dia, e essa ferramenta se encaixa perfeitamente, mesmo que você tenha um negócio físico.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha outras sugestões de como ganhar dinheiro com blogs, deixe um comentário abaixo e vamos criar uma discussão saudável e ajudar mais e mais pessoas a tirarem seus projetos da cabeça, ok?

Até a próxima!





Responder