Trabalhar em Casa: Ideias de Negócios e Como Faturar Mais

Muitas pessoas estão deixando seus empregos para criar seu próprio negócio e trabalhar em casa. Alguns pela comodidade, evitar o trânsito, a violência e o caos urbano, enquanto outros querem estar mais próximos dos filhos. Além disso, existem aqueles que estão buscando gerar uma renda extra nas horas vagas e encontraram a solução no conforto do lar.

Existem inúmeras maneiras de realizar seu trabalho em casa, podendo criar um verdadeiro negócio, abrindo empresa e tirando CNPJ, ou simplesmente atuar de forma mais informal, fazendo um ‘bico’ nas horas livres.

Mas é importante saber que não são todos que possuem o perfil ideal para trabalhar em casa. Alguns simplesmente não de adaptam a essa realidade e não conseguem produzir trabalhos com excelência. Portanto, vale avaliar seu perfil antes de largar seu trabalho e se aventurar nesse caminho.

Abaixo mostro um pouco do perfil desse profissional, inúmeras ideias de negócios e estratégias possíveis para aumentar o faturamento e conquistar mais clientes

 

Trabalhar em Casa: Você tem o perfil certo?

É verdade que a ideia de trabalhar em casa atrai muita gente, afinal, parece que muitos luxos estão envolvidos, além de ser o seu próprio chefe. E, de fato, existem certas vantagens que quem trabalha fora não possui.

Mas, como tudo na vida, tem seus prós e contras, e depende muito do perfil e sonho de cada um. Veja algumas características que quem deseja iniciar seu trabalho em casa precisa ter:

  • Saber criar o seu próprio fluxo de trabalho
  • Não se incomodar de trabalhar sozinho, sem ter outras pessoas para fazer brainstorming, tirar dúvidas ou pedir sugestões a qualquer momento
  • Não se importar de passar dias e dias isolado, sem encontrar aquele colega na hora de ir tomar um cafezinho e parar para bater um papo
  • Saber se dedicar e se cobrar, sem precisar ter alguém em cima de olho
  • Saber criar as próprias metas e lutar para bate-las
  • Saber separar hora para o trabalho e hora para a vida doméstica (principalmente quem não mora sozinho e ainda por cima tem filhos pequenos)
  • Disciplina
  • Foco
  • Motivação

Entre outras características que podem variar conforme a área de atuação, como, por exemplo, ter habilidade para vendas, caso o negócio exija a prospecção de clientes.

 

Trabalhar em Casa: Ideias de Negócios

trabalhar em casa ideais de negócios

As ideias de negócios para trabalhar em casa são as mais variadas possíveis, e se você já descobriu que tem o perfil para trabalhar dessa forma, então não será difícil encontrar alguma que te agrade.

Muitos que estão iniciando seu trabalho em casa têm procurado ideias de como ganhar dinheiro na internet, pois a margem de lucro tem sido muito boa e os custos ficam mais reduzidos, já que as pessoas costumam já ter a maior parte dos equipamentos necessários para iniciar um pequeno negócio digital, que é, basicamente, um computador e a internet.

Algumas ideias para quem deseja trabalhar em casa são:

  • Afiliado profissional
  • Artesanato
  • Blogueiro profissional
  • Consultoria de Marketing
  • Consultoria de Moda
  • Copywriting
  • Edição de vídeos
  • Gestão de mídias sociais
  • Loja virtual de pequeno porte
  • Microfranquias
  • Programador freelancer
  • Redator freelancer
  • Web design
  • Vender Doces (Confira nosso artigo sobre esse tema: Como Ganhar Dinheiro com Doces de Forma Profissional)

…entre muitas outras.

Vale muito a pena fazer uma espécie de Análise SWOT sobre a sua pessoa e sobre a ideia de negócio que tem em mente, assim você descobre seus pontos fortes e fracos e também os pontos fortes que aquela atividade exige, e, caso você não as possua ainda, se está disposto a desenvolve-las ou não.

Apesar de existirem testes bem mais específicos que podem te ajudar a descobrir mais sobre si, essa é uma forma bem simples de identificar algumas características – tanto suas quanto do negócio – necessárias e ver se essa é mesmo a melhor opção para você.

Mas, claro, não se limite a isso, pois a viabilidade de um negócio não pode ser avaliada apenas se bate com as suas características e seus gostos. Uma análise muito mais detalhada deve ser feita.




Renda Extra vs. Trabalhar em Casa

É fato que muitas pessoas, quando procuram ideias para trabalhar em casa, estão buscando apenas uma maneira de conseguir uma renda extra, e não estão interessadas em abrir um negócio, largar o emprego ou trocar de área de atuação. É apenas algo para somar à renda familiar mensal.

Existem inúmeras ideias para ganhar dinheiro e gerar uma renda extra. Muitas das sugestões do tópico anterior também podem ser utilizadas apenas para conseguir um dinheiro extra, sem precisar tocar como um negócio, abrir empresa e tudo mais. Mas ainda há inúmeras outras maneiras de conseguir uma renda extra realizando seu trabalho em casa. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Canal no YouTube
  • Criação de cursos online
  • Criação de ebooks
  • Criação de tutoriais
  • Dar aula particular via internet ou recebendo o aluno em casa
  • Depilação
  • Fazer chocolate
  • Fazer salgadinhos para festas
  • Manicure
  • Serviço de curadoria

Essas são apenas algumas ideias, mas existem muitas e muitas outras!

 

Potencialize Seu Trabalho em Casa Com o Poder dos Blogs

trabalhar em casa com blogs

É bastante comum as pessoas olharem com maus olhos para os blogs, achando que isso é só para blogueiras de moda ou adolescentes desocupados. O que muitos não sabem é que um blog é superpoderoso, tanto para as grandes empresas quanto para aqueles que desejam realizar seu trabalho em casa, seja para gerar uma renda extra ou abrindo seu próprio negócio.

Existem inúmeras maneiras de ganhar dinheiro com blog. Depende do nicho de mercado, da estrutura de quem está por trás do blog (você atua sozinho ou tem uma equipe produzindo conteúdo?), do tempo de dedicação disponível e até das habilidades que você ou a equipe possui.

Através dos blogs é possível conquistar novos clientes, interagir com os clientes atuais, vender produtos como uma loja virtual, fazer divulgação dos produtos, resenhas, parceiras, ganhar com anúncios, trabalhar como afiliado profissional e muitas outras opções.

Outra vantagem de um blog é que você pode produzir conteúdo hoje e ele continuar sendo visto durante anos.

Imagine você colocando um link de vendas de afiliado no seu artigo, onde você recebe uma comissão de R$100 a cada pessoa que clica no link e compra o produto indicado.

Agora imagine que seu artigo receba mil visitas por mês, dos quais dez pessoas compram o produto indicado através do link. Ou seja, você recebe R$1.000 (mil reais) todo mês, sendo que você só precisou criar o artigo uma única vez.

E agora, será que você ainda vai continuar olhando com maus olhos para os blogs? (rs)




Blog Profissional vs. Blog Amador

Mas será que qualquer blog funcionaria para você trabalhar em casa, seja para potencializar seu próprio negócio ou ganhar uma renda extra? Certamente que não!

Se o objetivo é passar credibilidade, conquistar a confiança dos leitores, transforma-los em clientes e ter sucesso, então, sem dúvida alguma, é imprescindível saber como criar um blog profissional, tanto na questão estrutural quanto na produção de conteúdo.

Existem diversas plataformas para criar um blog. Em algumas não temos custo algum, como no caso do Blogger, e em outras precisamos ao menos comprar um nome de domínio e pagar um serviço de hospedagem para instalar a plataforma, como o WordPress, por exemplo.

Para quem almeja criar um blog profissional, deve-se evitar totalmente as plataformas gratuitas (ex: Blogger). O ideal é contratar uma boa hospedagem, comprar um domínio e utilizar um CMS de qualidade. Para iniciantes ainda é aconselhável utilizar um CMS que seja fácil trabalhar, e, neste caso, o WordPress é o mais recomendado.

Sei que muitas vezes queremos evitar qualquer custo extra, e acabamos optando por tudo grátis. Mas isso terá duas consequências: (1) impedirá o seu sucesso e seu crescimento, e (2) te dará muita dor de cabeça.

 

Utilize as Redes Sociais Para Trabalhar em Casa

trabalhe em casa com redes sociais

Todo mundo sabe que a internet hoje nos permite estreitar relacionamentos e até fazer novas amizades. E isso utilizando as tão famosas redes sociais. Mas o que pouca gente sabe é que é possível utilizar essas mesmas plataformas de interação social para ganhar dinheiro e trabalhar em casa.

É totalmente possível e já existem diversas maneiras de ganhar dinheiro no Facebook, tanto para empresas, de diferentes portes, quanto àqueles que buscam apenas um dinheiro extra. Pode-se utilizar os perfis, as páginas (fan pages), os grupos e até o Facebook Ads para movimentar o seu negócio ou gerar uma renda extra.

Claro que cada caso vai se beneficiar de uma determinada estratégia, mas é possível utiliza-las para diversos casos. Há, ainda, situações em que é possível utilizar todas essas opções ao mesmo tempo. Imagine como isso poderia ser utilizado no seu caso e o retorno que traria. É muito poderoso!

Mas não vamos nos limitar ao Facebook e fechar os olhos para as outras ferramentas. É possível encontrar outras inúmeras maneiras de ganhar dinheiro no YouTube, por exemplo. Deste modo, não ficamos dependentes de apenas uma única plataforma e correndo o risco de prejudicar nossa receita caso algo seja alterado nessa empresa específica.

O YouTube é uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade do nosso negócio. E podemos ganhar dinheiro no YouTube direta ou indiretamente.

Diretamente: recebemos dinheiro do próprio YouTube ou através de vendas que fazemos pelos vídeos, quando recomendamos links de produtos.

Indiretamente: conquistamos mais clientes, fechamos contratos, fechamos novas parcerias, fortalecemos a marca, simplesmente porque tivemos mais visibilidade no YouTube, mas não recebemos dinheiro algum vindo da própria plataforma ou dos vídeos que postamos por conta de aumentar a visibilidade.

Além do YouTube, ainda é possível ganhar dinheiro no Instagram, no Twitter, no WhatsApp, no SnapChat, e em muitas outras plataformas. O céu é o limite! Basta saber a base de como ganhar dinheiro na internet, e saberemos expandir nossas estratégias para todas essas ferramentas e qualquer outra que surgir.




Conclusão

Trabalhar em casa não é sinônimo de restrição ou de baixo faturamento. Na verdade, nos permite atuar em áreas bem variadas e até lidar com faturamentos que achávamos inimagináveis para um pequeno negócio – muito menos de um negócio de uma pessoa só.

Inspire-se aqui com inúmeras ideias interessantes de trabalho em casa e veja se alguma se encaixa em seu perfil.

A questão é saber em qual área atuar, quais ferramentas podem ser úteis ao nosso caso, onde estão as melhores oportunidades, com as melhores margens de lucro, e que ainda faça sentido em nossa vida e link com nossas habilidades e o que gostamos de fazer.

Como eu disse, é possível criar várias estratégias simultaneamente para elevar nosso faturamento e conquistar mais clientes, enquanto melhoramos o relacionamento com os clientes atuais.

Existem diversas ferramentas úteis para essas funções, como os blogs, as redes sociais, o e-mail, os vídeos, os messengers (Ex: Skype, WhatsApp, Telegram, Viber), entre outras.

Além disso podemos trabalhar em casa sem necessariamente utilizar a internet, caso assim a gente prefira por alguma razão específica. (Apesar de que, na minha opinião, mesmo que sua área não necessite dessa tecnologia, a internet pode ser útil para expandir seu negócio).

E você, já iniciou seu trabalho em casa? Está em busca de ideias do que fazer? Já é experiente no assunto ou está começando agora? Quais os prós e contras, na sua opinião? Conte-nos sua experiência e em qual estágio você está.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para deixar seu comentário logo abaixo. Ele é mais que bem-vindo.

Até a próxima!

Uma Resposta

  1. edson dias

Responder