10 Apps Gratuitos Indispensáveis Para Todo Empreendedor

Nós, empreendedores, temos uma vida corrida, agitada, não é verdade? E se deixarmos tudo na cabeça e não utilizarmos nenhum aplicativo para nos auxiliar, naturalmente vamos cometer diversos deslizes, esquecer contas que devem ser pagas, ser improdutivo, entre outras grandes tropeçadas.

Por isso, decidi reunir aqui alguns aplicativos que todo empreendedor de sucesso deve ter. Eles são uma das grandes diferenças entre os empreendedores comuns e os empreendedores que alcançam altos resultados. As outras diferenças são: a mentalidade e as atitudes, claro.

Eu mesmo uso a maioria desses aplicativos, e posso dizer sem medo de errar: faz muita diferença, mesmo! Principalmente quando queremos subir de nível e jogar o jogo dos grandes.

Veja alguns dos benefícios que esses apps podem gerar na sua vida e no seu negócio:

  • Alguns desses aplicativos são extremamente úteis para melhorar a produtividade, ajudando a gerir a overdose de informações que recebemos hoje em dia e administrando as tarefas. Só para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada em 2007 descobriu que os brasileiros dedicam apenas 30% do seu tempo às atividades importantes da sua vida. Isso é assustador! O que fazemos com os 70% restantes? Desperdiçamos.
  • Outros nos ajudam a gerir projetos, vendas e outras obrigações de um empreendedor, como contas, questões tributárias etc. Não preciso nem dizer que um empreendedor que não sabe gerir essa parte está fadado ao fracasso, não é?
  • E também tem aqui aqueles aplicativos que nos ajudam a ficar mais motivados, criativos, positivos e ter insights. Fundamental para qualquer profissional, mas especialmente para os empreendedores, que muitas vezes se sentem só.

A lista está bem bacana, você vai ver!

Mas antes de entrarmos nos aplicativos, quero recomendar dois artigos que podem te ajudar a ganhar mais dinheiro, seja abrindo um novo negócio, mudando o estilo de vida ou gerando uma renda extra para ajudar no fim do mês:

Escrevi esses artigos pois fui estudar como algumas pessoas estavam ganhando muito dinheiro, trabalhando com altas margens de lucro, sem sequer saírem de casa ou terem funcionários. Sim, totalmente sozinhas e lucrando mais que executivos de grandes empresas!

Não sei você, mas quando eu soube, realmente fiquei surpreso. Até cheguei a pensar que era de forma ilegal ou coisa do tipo. Tanto que a princípio me desinteressei.

Mas depois que investiguei a fundo, um novo mundo se abriu para mim. Eu mesmo mudei de vida, de mentalidade e de negócio. E uma coisa posso dizer: valeu muito a pena!

Recomendo a leitura.

Bom, agora vamos aos apps!

 

Melhores Aplicativos Gratuitos Para O Empreendedor

Melhores Aplicativos Gratuitos Para Empreendedores

1. Any.do

O Any.do é um aplicativo criado para melhorar nossa produtividade no dia a dia. Ele serve exatamente para conseguirmos gerir nossas tarefas diárias, sejam elas profissionais ou pessoais.

Podemos utilizar para gerir um projeto no trabalho, as atividades que temos que exercer para atingir nosso objetivo naquele projeto, e ir medindo cada passo. Também podemos usar para criar listas de compras, listas de filmes que queremos assistir ou livros que pretendemos ler, ou qualquer outra atividade pessoal.

Com esse aplicativo nós temos um ótimo controle das nossas atividades, o tempo que precisamos reservar para elas e ainda nos ajuda a cumpri-las pois utiliza lembretes, fazendo com que a gente não simplesmente anote-as, mas sequer lembre.

Plataformas: Android, iOS e Desktop (Web).

 

2. Trello

Esse também é um aplicativo de produtividade, mas bem diferente do anterior, sendo muito mais completo. Com ele conseguimos tanto gerenciar projetos de trabalho quanto os da vida pessoal. Ele trabalha com listas, mas podemos adicionar imagens, fazer uploads de arquivos, adicionar comentários…

Uma grande vantagem dele é que também é possível trabalhar com projetos em equipe, assim todos conseguem enxergar as tarefas que devem ser cumpridas e ir atualizando e gerenciando o projeto como um todo, não apenas sua parte.

Mas também pode ser usado por apenas uma pessoa, para as atividades mais diversas possíveis, como fazer uma viagem, um evento, compras, o que for.

O Trello nos permiti gerenciar nossa vida, essa é a verdade, e facilita muito a gestão de tudo, desde pequenas atividades, como realizar alguma tarefa em casa ou atividade com os filhos, como grandes projetos corporativos. E ainda tem as notificações, claro, para não esquecermos de nada! Que empreendedor não precisa de uma ferramenta como essa?

Plataformas: Android, iOS, Kindle Fire e Desktop (Web).

 

3. Asana

A Asana é um app desenvolvido para nos ajudar a gerir nossos projetos profissionais, em equipes. Nele inserimos os objetivos, metas e tarefas de cada um, e vamos acompanhando passo a passo como está se desenvolvendo.

Nós podemos utiliza-lo, por exemplo, para abrir uma nova filial, ou na criação de um novo produto, e ir monitorando cada etapa do processo, vendo como cada membro da equipe está se saindo e como estão sendo os resultados do projeto inteiro.

Essa ferramenta é incrível para gerir os projetos da nossa empresa, principalmente se temos uma equipe, ou várias equipes. Nos poupa tempo, dor de cabeça, desperdício de dinheiro e ainda nos ajuda a alcançar grandes resultados, já que estamos mensurando tudo.

Plataformas: Android, iOS e Desktop (Web).




4. Agendor

Esse é um aplicativo nacional, desenvolvido por três brasileiros, focado no relacionamento com o cliente. É um app de CRM, usando o jargão técnico. Com ele podemos cadastrar e fazer follow-up com clientes, acompanhar o trabalho da equipe comercial, criar funis de vendas, analisar o desempenho dos funcionários, entre muitas outras funcionalidades.

Podemos ter uma equipe de vendedores, por exemplo, onde cada um tem uma carteira de clientes e lida com diversos produtos. Utilizando o Agendor podemos saber como está a negociação com cada cliente e o que está sendo negociado exatamente.

O fato de estarmos de olho em cada parte do processo, desde o cadastro do cliente até às últimas etapas do ciclo de relacionamento, nos permite ter um desempenho excepcional, tanto nós, empreendedores, quanto nossa equipe. Ninguém fica perdido, não há erro ou falta de comunicação e vamos mensurando tudo. É ou não é valioso?

Plataformas: Android, iOS e Desktop (Web).

 

5. Qipu

O Qipu é um aplicativo criado pelo SEBRAE em parceria com a Buscapé Company, com foco na gestão financeira dos MEIs (microempreendedor individual). Nele podemos cadastrar receitas e despesas, receber avisos para pagar o DAS e enviar a declaração anual e ainda ficar sabendo quando um benefício já foi liberado ou quanto tempo falta.

Para os microempreendedores é de grande importância, pois muitos cometem erros bobos de gestão, perdem datas e acabam sendo prejudicados por isso. Poderia ter uma funcionalidade para gestão de estoque também, seria de grande valia para muitos, mas quem sabe eles não criam em breve. Se você é MEI, vale a pena baixar.

Plataformas: Android, iOS e Desktop (Web).

 

6. Skype

O Skype é uma ferramenta de comunicação, um messenger, podendo ser utilizado tanto para trocar mensagens por escrito quanto por voz, mas seu diferencial mesmo é a comunicação por voz e em vídeo. É possível compartilhar a tela, utilizar a webcam, gravar conversas, ligar para telefones fixos e celulares e até compartilhar arquivos.

Se você está em uma convenção em outro país, por exemplo, e quer falar com alguém da equipe que ficou no Brasil, basta chamar no Skype. Você pode estar no celular e ele no computador, podendo compartilhar o vídeo ou apenas falar.

Ele faz uma grande diferença na vida de milhões de profissionais, tanto na produtividade quanto na questão financeira, já que poupa muito dinheiro ao diminuir os gastos com telefonia. E poder falar olhando o interlocutor, melhora infinitamente a comunicação.

Plataformas: Android, iOS, Windows, Windows Phone, Blackberry, Amazon Fire, Mac, Linux, entre outras.

 

7. CamCard

O CamCard é um aplicativo desenvolvido pela INTSIG Information Co., que serve para escanearmos e salvarmos os cartões de visitas que recebemos no dia a dia.

Com ele nós recebemos um cartão de visita, escaneamos, o app faz a leitura e armazena os dados. Podemos guardar o cartão com a gente, mas nunca mais tocar nele, ou até mesmo fazer isso no momento em que recebemos o cartão e já o devolvemos. Sem desperdício de papel nem de espaço, pois ficar carregando inúmeros cartões pra baixo e pra cima não é nada prático.

Caso a outra pessoa também possua o CamCard, ainda podemos trocar “cartões” sem nem tocar em um cartão. Utilizando o app, fazemos essa troca de informação, e assim ele recebe nossos dados e nós o dele. Para que mais papel?

Podemos utiliza-lo em uma feira de negócios, por exemplo, onde acabamos recebendo uma enxurrada de cartões e muitas vezes não conseguimos mais achar aquele cartão daquele cara que trabalha naquela empresa superimportante e queria fechar negócio com a gente. Lá mesmo já escaneamos e registramos tudo no app, que pode ser acessado depois através de outra plataforma, até mesmo no desktop, caso seja preciso.

Isso torna nossa vida muito mais prática e produtiva, sem montanhas de cartões espalhadas pela empresa e pela nossa residência, e ainda sem ficar perdendo um tempo precioso na hora de procurar um cartão importante.

Plataformas: Android, iOS, Windows Phone, Blackberry, Windows, Desktop (Web).




8. Linkedin

O Linkedin, caso você ainda não conheça, é uma rede social profissional, com o intuito de estreitar o relacionamento entre profissionais, fortalecendo o networking.

Através dele é possível encontrar novos parceiros de negócios, profissionais para contratar (ou conseguir emprego, caso você não seja um empregador), fortalecer nosso relacionamento com aqueles que já temos um contato profissional ou até mesmo conhecer novos profissionais e projetos.

Vale lembrar que grande parte dos negócios são fechados devido às redes de relacionamentos que temos, ou seja, o networking.

Com ele podemos estar em um workshop, conhecemos novos profissionais, possíveis fornecedores ou representantes da nossa marca e, ao invés de adicionar no Facebook, que é mais pessoal, utilizamos o Linkedin.

Ajuda muito a estreitar o relacionamento profissional, fortalecendo nossas conexões e criando novos contatos, o que acaba gerando diversas oportunidades de negócio.

Plataformas: Android, iOS, Windows Phone, Blackberry e Desktop (Web).

 

9. WinStreak

O WinStreak é um app desenvolvido pela The Strategic Coach Inc., e tem como objetivo nos ajudar a valorizar nossas conquistas diárias, por menores que sejam, e também a nos manter focados em nossos objetivos futuros.

Nele podemos registrar as vitórias que tivemos naquele dia, como, por exemplo, a conquista de um novo cliente ou a entrega de um relatório que recebeu boas críticas, e também já cadastramos nossas metas seguintes, desde pequenas metas até as grandes.

Dessa forma conseguimos monitorar cada passo que estamos dando, onde estamos falhando e onde estamos nos saindo muito bem. E sempre que visualizamos esses progressos, nossa motivação fica alta e ficamos mais positivos, por isso é tão importante fazermos esses registros.

Imagine, por exemplo, que temos como objetivo para a semana seguinte, fechar dez vendas. Então, temos que conseguir fechar pelo menos duas vendas por dia, caso trabalhemos de segunda a sexta.

Se em um dia fechamos apenas uma, sabemos que no dia seguinte vamos ter que nos esforçar mais. Isso nos coloca uma pressão e nos mantém focados. Dessa forma, muitas vezes, conseguimos superar bastante a meta estabelecida, pois trabalhamos com foco e empenho.

É muito prazeroso chegarmos no final da semana e visualizarmos que alcançamos nosso objetivo. Da uma sensação de vitória muito boa!

O WinStreak é um aplicativo que nos ajuda a manter um hábito super saudável e importante, tanto o de registrar as vitórias quanto determinar e escrever as metas seguintes, e isso influencia fortemente nossos resultados na empresa, seja como empresário ou como funcionário. Vale a pena ter esse app e criar esse hábito!

 

10. TED

O TED é um aplicativo sensacional que nos ajuda a ter diversos insights, aprender sobre temas bastante distintos e nos manter sempre atualizados.

Caso você ainda não conheça, o TED é uma plataforma que distribui gratuitamente pela internet palestras incríveis de várias pessoas espalhadas pelo mundo, das mais variadas áreas de atuação. Não tem como não se inspirar!

São vídeos curtos, de, no máximo, 15 a 20 minutos de duração, e podemos utiliza-lo, por exemplo, em um dia em que estamos desmotivados, sem ideias, e precisamos tirar lá do fundo aquele impulso ou algum insight. E muitas vezes esse insight vem quando ouvimos ou vemos algo que nada tem a ver com negócios ou nossa área de atuação.

Ter esse aplicativo sempre à mão, seja no smartphone ou no tablet, nos injeta uma dose de motivação que muda significativamente nosso dia e nossos resultados. Para quem utiliza o transporte público, é ainda mais valioso, pois preenche o horário ocioso e cansativo com conteúdo de valor, seja indo ou voltando do trabalho.

As palestras também podem ser assistidas no próprio site do Ted, ou no canal deles no YouTube, em diversos idiomas. Assista uma por dia e perceba como sua vida vai mudar!

Plataformas: Android, iOS, Kindle Fire, YouTube e o Site Oficial

 

Espero que esses aplicativos sejam de grande utilidade a você assim como são para mim e muitos outros empreendedores. Se você tiver outras sugestões, compartilhe nos comentários abaixo, é sempre bom termos novas opções que nos ajudem em nossas tarefas e tornem nosso dia a dia mais prático, eficaz e produtivo.

Até a próxima!




Responder